Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/pimech.com.br/web/2016/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/pimech.com.br/web/2016/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2364

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/pimech.com.br/web/2016/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2368

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/pimech.com.br/web/2016/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3169
8 Vantagens e Benefícios de Construir ou reformar no Inverno – Pimech Engenharia e Construção
8 Vantagens e Benefícios de Construir ou reformar no Inverno

8 Vantagens e Benefícios de Construir ou reformar no Inverno

Uma duvida muito comum entre as pessoas que precisam construir/reformar é: Qual época do ano é melhor para construir/reformar?

Levando em consideração fatores climáticos e econômicos a resposta é: inverno. Devido à estiagem dessa época do ano, os construtores planejam suas obras para iniciar no inverno. Movimentar terra, executar fundações, trabalhar em ambiente descoberto, armazenar materiais. Tudo fica mais simples se for realizado em época de pouca chuva.

Para isso planejamento é fundamental. Para iniciar as obras nas épocas de estiagem, temos que estar preparados com várias etapas da fase pré-operacional da obra já cumpridas como:

  • Elaboração e aprovação de projetos arquitetônicos
  • Elaboração de projetos estruturais e de fundação
  • Planejamento do canteiro de obras

Essas etapas, dependendo da obra, podem levar meses ou até mais de um ano. Por isso planejamento é fundamental.

Passada essa fase e conseguindo iniciar um projeto no momento de estiagem, as vantagens são grandes. São elas:

1 Custos da mão de obra

Mão de obra é um dos maiores custos de uma obra. Mão de obra ociosa é um grande problema para construtoras. Alguns serviços, como execução de fundações por exemplo, não podem ser realizados em dia de chuvas. Em alguns casos, são necessários longos períodos de estiagem e a terra bastante seca para termos condições de executar certas tarefas. Sendo assim, concentrar essas tarefas em épocas de estiagem gera uma economia no custo de mão de obra, trazendo grandes ganhos de produtividade.

2 Retrabalho

Além da necessidade de tempo seco para iniciar alguns trabalhos, outros não podem ver chuva logo após serem finalizados. Alguns tipos de pintura, alguns serviços de fundação, escavação e movimentação de terra podem se perder caso chova logo após sua conclusão. Essa situação gera retrabalho e perda de material, podendo causar grandes prejuízos para a obra.

3 Estragar material mal armazenado

Alguns materiais como areia, argamassa, cimento ou até mesmo terra podem se estragar ou até mesmo serem lavados e perdidos caso estejam expostos a chuva. Obras no inverno evitam esse tipo de preocupação.

4 Acidentes como escorregões e soterramento

A umidade pode causar graves acidentes em um canteiro de obra. Poças d´água em plataformas de andaimes, fios desencapados próximos à betoneiras úmidas ou sobre poças de água. Acomodação de terreno em túneis e outras obras. Tudo isso pode gerar graves acidentes e iniciar uma obra no período da estiagem para que ela esteja coberta na época das chuvas ajuda bastante.

Além das vantagens para projetos novos, construir no inverno pode ser uma boa estratégia para reformas e manutenções preventiva.

5 Pequenas reformas:

Rachaduras na parede, goteira na laje, infiltração. São problemas que não podem esperar até o verão para serem resolvidos. Do início do inverno até meados de setembro a meteorologia não irá atrapalhar o desempenho e a produtividade dessas obras que geralmente são feitas em curto período de tempo.

6 Telhados

O inverno é a época do ano mais propícia para construção de telhados. Temperatura amena e falta de chuvas contribuem para que o trabalho seja produtivo e saia com a qualidade e prazo desejados. Para reformas de telhado, a época também favorece muito pois o ambiente está mais seco e as condições de trabalho são melhores.

7 Fachadas

Manutenção e reforma de fachadas são sempre tarefas que exigem planejamento e cuidados na hora da execução. Troca de revestimento, impermeabilização e trabalho em altura. Fazer tarefas como essa em períodos chuvosos aumentam os riscos de acidente e diminuem muito a produtividade.

8 Piscinas

As piscinas são um caso especial para se analisar. Por exigirem serviços como escavação, impermeabilização e assentamento de pisos, na maioria das vezes em locais descobertos, as obras de piscina são muito melhores executadas no período seco. Uma outra vantagem tem a ver com a demanda. Devido ao frio, as pessoas diminuem seu interesse por produtos e serviços relacionados à piscinas e atividades aquáticas nesse período, com isso as empresas colocam seus produtos em liquidação gerando ótimas oportunidades para a compra de materiais e serviços. Além disso, uma obra de piscina leva em torno de 3 a 4 meses e se você quer utilizar a sua no verão, tem que começar as obras no inverno!

Deixe uma resposta

Fechar Menu